quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Aula nº 29 e 30 - 21/01/08

Sumário


  1. Dispersão da luz.
  2. Cor dos objectos.
  3. Radiações electromagnéticas.
  4. Revisões.
  • Dispersão da luz
  1. É o fenómeno de decomposição da luz branca policromática nas radiações coloridas que a constituem.
  2. Newton foi o primeiro a reconhecer que a luz branca é constituída por todas as cores do espectro visível e que o prisma não cria cores por alterar a luz branca, como se pensou durante séculos, mas sim por dispersar a luz, separando-a nas suas cores constituintes.
  3. A dispersão da luz deve-se à mudança de velocidade da luz quando esta passa, por exemplo, do ar para o vidro (prisma) ou do ar para a água.
  4. Ao conjunto das várias radiações coloridas chama-se Espectro da Luz Visível ou Espectro Visível da Luz Branca.


  • Vermelho / Laranja / Amarelo / Verde / Azul / Anil / Violeta
  • A vermelha é a menos desviada, a violeta é a mais desviada.


  • A cor dos objectos


A cor dos objectos depende não só do material que é feito (opaco ou transparente), como também das condições de iluminação e do tipo de luz com que são iluminados. Se não houver luz, não existe cor!






Cores ópticas primárias - Vermelho, verde e azul. As cores primárias quando sobrepostas dão branco.


Cores Ópticas Secundárias - Ciano, magenta e amarelo. As cores secundárias quando sobrepostas dão branco.


Cores òpticas complementares - Azul e amarelo, vermelho e ciano, verde e magenta. A cor que um corpo apresenta é a complementar da que absorve preferencialmente. As cores complementares quando sobrepostas dão branco.


  • A cor dos objectos opacos
Os objectos opacos ao serem iluminados com luz branca absorvem parte da luz e reflectem a restante. A cor desses objectos resulta da luz que é reflectida e que, por sua, chega aos nossos olhos.




  • A cor dos objectos transparentes
Os objectos transparentes ao serem iluminados com luz branca absorvem parte da luz e transmitem a restante. A cor desses objectos resulta da luz que é transmitida e que, por sua vez, chega aos nossos olhos.
Assim um objecto transparente que:
transmite toda a luz branca que recebe, ou seja, não absorve luz é INCOLOR.
transmite o verde, absorvendo as outras cores é verde.




  • Cor dos objetos quando observados através de filtros
Um objecto que, ao ser iluminado com luz branca, reflecte ou transmite a luz verde é VERDE. Esse objecto verde se for visto através de um filtro verde, será visto verde.


Esse objecto verde se for visto através de um filtro vermelho, será visto preto porque a luz vermelha é absorvida e nenhuma luz é reflectida.



  • Radiações Electromagnéticas




4 comentários:

Anónimo disse...

olá antes de mais gostava de vos felicitar pois têm um blog muito bonito e original...
Agora se me pudessem responder a uma pequenina pergunta agradecia.. como é que vocês colocam os fundos e as animassões , é que eu também tenho um blog e gostava de saber por favor .
os meus cumprimentos.
Assinado professora raquel

Anónimo disse...

Primeiramente, o blog tah muito bom e interessante ... mas essa tal professora raquel tem é que aprender a escrever hein ...

Léo disse...

Ola!! Muito legal o blog... só gostaria de comentar que quando se fala de cores primarias existe uma certa relatividade.

Tradicionalmente, o vermelho, o azul e o amarelo são tratados como as cores primárias nas artes plásticas. Esse sistema de classificação é conhecido como RYB. Entretanto, essa é uma definição errada do ponto de vista científico, uma vez que, em se tratando de pigmentos, o sistema correto é o CMY (ciano, magenta e amarelo).

por exemplo: o verde é obtido misturando o Azul e o Amarelo ou seja, é uma cor Secundária.

Biologicamente falando, o olho humano normal tem apenas três tipos de receptores, chamados cones. Tais cones respondem a larguras de ondas específicas das cores vermelha , verde e azul. Embora a sensibilidade máxima dos cones não se produz exatamente nessas três freqüências de cores, essas cores são consideradas as cores primárias em fontes de luz (sistema RGB), porque cada uma delas pode estimular os cones de forma praticamente independente, proporcionando uma ampla gama de cores.

Por isso acho que faltou especificar qual o referencial de cores primárias você está usando, ou então mencionar este detalhe..

Parabéns pelo Blog.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cor_prim%C3%A1ria

Anónimo disse...

Só uma correção, as cores primárias são AZUL, AMARELO e VERMELHO. E não vermelho, azul e verde, como vc específicou naquele desenho com as cores se sobrepondo.

;)

Tabela periódica...